Wedding Planners

Muito se tem falado a respeito da importância dos Wedding Planners.

Vamos “desmistificar” um pouco a atividade, que é com frequência alvo de várias ideias preconcebidas menos favoráveis, que fazem com que seja visto como algo supérfluo, quase que apenas uma “moda”.
Considerados imprescindíveis em muitos países, sobretudo nos anglo-saxônicos. No Brasil os Wedding Planners ainda não é tão comum. Persiste a ideia equivocada de que é um serviço caro, sem grande utilidade, facilmente executado pelos noivos ou algum familiar mais voluntarioso e “com jeito”. Na prática este julgamento prova ser limitado. Certamente, mesmo que os noivos inicialmente tenham definido fazer sozinhos todas as tarefas, em alguma fase da organização da sua festa lhes passou pela cabeça como seria mais fácil se tivessem contratado alguém para tratar da tarefa.

wedding-planner01

Não é um luxo, na medida em que um Wedding Planner tem contatos privilegiados com vários profissionais, que não se resumem apenas a um casamento, conseguindo aliar serviços de confiança a preços competitivos, incluindo alternativas diversificadas. Trabalha-se igualmente sob orçamento, não há desculpas para “surpresas” de última hora. É determinado um valor máximo para o evento e com este compõe-se um conjunto de soluções, dando maior destaque a aspectos da festa que os noivos selecionam de uma lista de preferências. Feitas as contas, o custo total acaba por não ser substancialmente diferente. Com a vantagem de que os noivos libertam-se de grande parte das burocracias e complicações. Cabe ao Wedding Planner supervisionar os fornecedores das mais diversas áreas, desde o contrato, à execução do trabalho.

Outra situação é que muitas vezes existem as ideias, mas os noivos não sabem como concretizar, nem tem tempo de pesquisar. Ou tentam e acabam por se dispersar. Outras vezes não há tempo nem ideias, só vontade de casar!

Um bom Wedding Planner acompanha as tendências de mercado, procura sempre inovar, é criativo. Esforça-se por harmonizar combinações com a personalidade dos noivos, criando temas e estilos. Oferece soluções únicas para aquele casal específico!

Mais uma vantagem, não tão óbvia, é que o Wedding Planner, sendo alguém exterior ao seio familiar, é imune aos palpites mesmo que bem intencionados, do pai que quer servir cabrito na praia, ou da avó que quer ver a neta com o seu vestido de noiva anos 20, mesmo ela sendo uma roqueira de piercing no nariz e outros desejos particulares.

É função do Wedding Planner levar adiante o conceito inicial definido com os noivos, resolvendo essas eventuais intromissões, que com um estranho tenderão a ser menores, com sensibilidade. Acabam por se evitar aqueles contratempos e desgaste de parentes e amigos em vésperas do grande dia.

wedding-planner02

Um Wedding Planner não pode garantir que estará sol no dia do seu casamento, assim como não pode garantir que tudo sairá perfeito. No entanto, é sua função resolver e amenizar o impacto de algum acontecimento negativo ou imprevisto. Não é que vá precisar, mas é bom saber que para (quase) tudo há um plano de back-up.

Resumindo: por uma diferença de custos que não será extraordinariamente significativa, os noivos podem ver tratados variados aspectos, que vão muitas vezes desde o pedido de casamento à lua-de-mel, tudo pela mão de um só profissional, que lhes proporcionará boas garantias de um evento coeso, singular, e de sucesso, libertando-os de canseiras e frustrações. Com um bom Wedding Planner, os noivos só têm de se preocupar em se divertir e ser felizes!