Documentos para o casamento católico

Para o processo matrimonial que é instaurado pela Igreja são requeridos os seguintes documentos:
– Certidão de habilitação fornecida pelo Cartório de Registro Civil.
– Carteira de Identidade, Título de Eleitor ou Carteira Profissional).
– Estado livre. Este requisito é para demonstrar que os noivos não têm vínculo anterior que impeça o matrimônio Atestado de óbito do cônjuge anterior, quando se trata de nubente viúvo;
– Certidão de batismo para fim matrimonial, de cada um dos noivos. O documento tem validade de 6 meses. Quando não se encontrar o termo do batismo, providencia-se uma certidão negativa. Neste caso, pede-se o testemunho sob juramento de pessoas de confiança que conheçam o(a) nubente. Não havendo esse testemunho, o(a) nubente deverá ser batizado(a) sob condição.
– Comprovante de residência na Paróquia (geralmente contas mensais em nome do noivo ou da noiva, ou de seus respectivos pais). Porém, caso os noivos peçam transferência de Paróquia para celebração do casamento, esta não poderá ser negada.
– Certidão do Curso de noivo ou Preparação Doutrinal, que é curso de apenas alguns dias. O documento tem validade de 6 meses.
– Recibo do pagamento da taxa de ????? reais (*), que pode ser paga 50% na reserva da data da cerimônia e 50% até quinze dias antes do casamento.

 
1. Os documentos para processo matrimonial devem ser entregues com até três meses antes da data reservada para a cerimônia. A Paróquia fornecerá formulário próprio, com seus respectivos requisitos e comprovantes.
2. Uma parte do formulário é preenchida pelo próprio Pároco ou a outro sacerdote especialmente autorizado.
3. O processo matrimonial será feito na Paróquia ou da noiva ou do noivo, ficando livre a opção. A paróquia escolhida solicitará à outra a publicação de Proclamas que serão anunciados ou afixados em local de fácil acesso, durante duas semanas..
5. Quando o casamento se realiza em uma terceira paróquia, o pároco desta solicitará às paróquias do noivo e da noiva os respectivos documentos de transferência.